Nesta oficina prática e colaborativa, destinada a artistas e estudantes das artes da cena com diferentes idades e formações, os participantes serão convidados a mergulhar em um processo criativo que valoriza a criação artística no presente: a escrita ao vivo.
Durante um dia inteiro de experimentação, serão praticadas técnicas de atuação, composição cênica e performativa, com foco na construção coletiva e na imaginação. Como criar e escrever enquanto o próprio evento que é criado está em pleno acontecimento? Como o risco e a negociação entre as participantes impulsionam o processo de composição da cena? Como articular ações previamente definidas com aquelas que surgem de modo intuitivo e imprevisível? Essas são algumas das questões que guiarão a oficina.
Escrita ao vivo, conduzida pelo dramaturgo, diretor e professor Diogo Liberano, é uma oportunidade para experimentar novas formas de criar a partir de histórias, memórias, relatos e imaginação. Mais do que uma experiência criativa, será um espaço transformador para repensar o ato de escrever, performar e escrever performativamente.
Sobre o professor: Diogo Liberano (1987) é diretor teatral, dramaturgo e professor brasileiro, residente no Porto, Portugal, desde 2021. Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, com ênfase em dramaturgia, Mestre em Artes da Cena e graduado em Artes Cênicas pela UFRJ, já dirigiu cerca de 30 criações teatrais e escreveu mais de 40 dramaturgias, com obras apresentadas em importantes festivais brasileiros e internacionais, além de traduções e inúmeras publicações. Fundador da companhia Teatro Inominável (2008–2021) e da plataforma Platô – Pesquisa e Produção (2020), tem atuado como professor e orientador artístico, promovendo a articulação entre pesquisa, pedagogia e criação. Como curador e gestor, foi diretor artístico da Mostra Hífen de Pesquisa-Cena (2012–2016) e coordenou o Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI (2017-2020). Vencedor do programa internacional BeyondtheSUD (2019), colaborou com artistas na Itália, Argentina, Brasil e Portugal, onde escreveu dramaturgias para o Teatro do Frio e a Pele Teatro.
Data: 15/01, das 9h30 às 17h
Local: Biblioteca Parque Estadual – Av. Pres. Vargas, 1261, Centro