
No dia 15/04, o professor Júlio Diniz volta ao Parque de Ideias, dessa vez para participar de uma tarde especial sobre Dorival Caymmi com uma palestra preparada especialmente para a ocasião. Júlio, além de professor da PUC, é o organizador do livro “Dorival Caymmi – Acontece que ele é baiano”.
Nas palavras dele: “Falar de Caymmi é sempre um enorme desafio. Este baiano de tempero apaixonado, voz grave, gestos acolhedores e olhos dançarinos, cantor, compositor, poeta, pintor, entre tantas outras atividades, legou ao Brasil e aos admiradores da nossa música um rico e inesgotável tesouro. Mesmo que ele não advogasse para si esse lugar, Caymmi pode ser considerado um legítimo “intérprete do Brasil”, tanto no sentido musical do termo quanto na compreensão das riquezas, dilemas e jeitos de entender nossa brasilidade. Esta conversa sobre nosso mestre baiano vai falar da sabedoria e da simplicidade que fazem de Caymmi um tradutor de tradições, alguém interessado no diálogo entre o rigor e a espontaneidade, a cultura oral e a letrada, o arcaico e o moderno, a natureza e a cidade”.
Depois da palestra, todos estarão convidados para continuar na Biblioteca e assistir ao show que Alice Caymmi fará só com as canções do seu avô, a partir das 18h.
Sobre o professor: Júlio Diniz é Doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, com Pós-Doutorado em Literatura Comparada pela Universidad de Salamanca, Espanha. Foi diretor do Departamento de Letras da PUC-Rio, onde é professor associado na Área de Estudos de Literatura. Desde 2016 exerce a função de Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH). Realiza consultorias e coordena projetos para instituições públicas e privadas, ONGs e empresas. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (2004-2006), é curador do Museu Boulieu em Ouro Preto (MG), e do Museu da Cidade de Mariana (MG), assessor da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES e bolsista de produtividade nível 1B do CNPq. Publicou inúmeros artigos, ensaios e livros no Brasil e no exterior, tais como: Humanidades em questão – Abordagens e discussões, Ed. PUC-Rio (2018); Quanto ao futuro, Clarice, Ed. Bazar do Tempo (2021); Clara, uma fotobiografia, Ed. Numa/Ed. PUC-Rio (2023).
Data: 15/04, das 14h30 às 17h
Local: Biblioteca Parque Estadual – Av. Pres. Vargas, 1261, Centro