
O convidado do projeto Ilustre Leitor neste mês de julho é o escritor Jeferson Tenório. Neste bate-papo, Jeferson vai falar sobre 10 livros que foram fundamentais em sua formação e que serão doados para o acervo da Biblioteca Parque.
Essa conversa aqui no Parque de Ideias será uma chance de conhecer o percurso como leitor de um dos autores mais relevantes da literatura contemporânea brasileira. Nos últimos anos, sua importância no meio literário só tem aumentado: em 2021, ganhou o Prêmio Jabuti com “O avesso da pele”, que não só se somou aos prêmios já conquistados com seus dois romances anteriores, como também despertou a atenção de editoras de todo o mundo para traduções e também já teve seus direitos vendidos para se tornar um filme.
Em entrevista ao O Globo, ele disse: “Quando o livro saiu, me perguntavam muito sobre violência policial enquanto eu queria falar das referências a Shakespeare e Dostoiévski . Depois, mais gente entendeu que “O avesso da pele” não é sobre violência policial ou racismo, mas sobre a complexidade de relações humanas atravessadas pelo racismo. Toda pessoa negra é tensionada pela necessidade de se colocar politicamente devido a sua cor e, ao mesmo tempo, não se deixar ser reduzida a ela. Por muito tempo, o que autores negros escreviam não era visto como literatura, mas como ativismo ou sociologia. Reduzir uma obra a uma questão racial é também reduzir seu valor estético”.
Por essa fala, podemos imaginar um pouco do que vem por aí no dia 10. Esperamos vocês!