Neste mês de outubro, Adriana Falcão, renomada escritora e roteirista, vem ao Parque de Ideias compartilhar com o público a sua experiência em projetos de escrita que incluem a narrativa literária e o roteiro cinematográfico, incluindo bastidores do seu próximo projeto, que mistura as duas linguagens. Além de dividir o seu processo criativo, Adriana também vai propor uma reflexão sobre o mercado atual: como conciliar retorno financeiro e liberdade criativa? A ideia é refletir sobre como um profissional da área pode extrair o máximo de ambos hoje em dia.
Sobre a professora: Adriana Falcão é roteirista, escritora e trabalhou também como redatora publicitária. Com um texto imaginativo e bem-humorado, Adriana tem mais de 10 livros lançados, entre os quais “A Máquina” – adaptado para teatro e cinema – e o best-seller “Mania de Explicação” e o livro “A Gaiola”, indicado ao Prêmio Jabuti e adaptado pela escritora para o teatro, arrebatando uma série de prêmios, como Melhor Texto Adaptado no CBTIJ.
Adriana roteirizou importantes trabalhos para o cinema, como “O Auto da Compadecida”, escrito com João Falcão e o diretor Guel Arraes, “Pérola” (2023), “Chega de Saudade” (2008), “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias” (2006), dentre outros. Na televisão, escreveu o fenômeno “A Grande Família” (2001, 2014, Globo), remake do original dos anos setenta, e outras séries como, “Louco Por Elas” (2012-2013, Globo), “Mister Brau” (2015-18, Globo), “A Fórmula” (2017, Globo), “Filhas de Eva” (2021, Globoplay), dentre outras. Foi a primeira roteirista em contrato longo com a Amazon Prime Video Brasil e atualmente está desenvolvendo um longa-metragem para streaming, ainda em sigilo.