Batman Zavareze é curioso, curador, artista visual, diretor de Arte, diretor artístico, designer e provocador que atuou em grandes produções, como a abertura das Olimpíadas do Rio 2016, e com artistas como Marisa Monte, Los Hermanos, Roberto Carlos e Tribalistas. Em 2023, Batman dirigiu Marisa Monte, O Festival do Futuro na posse do Presidente Lula, fez a direção visual de uma ópera na Suiça com a diretora Christiane Jathay e no mês de setembro, na semana da ONU, criou a instalação All Amazônia e a o concerto audiovisual Pororoca, ocupando todas as trelas da Times Square e um grande show no Central Parque de Nova Iorque.
Neste encontro, Batman compartilhará o “como” de seus fazeres artísticos, além de vivências de sua extensa trajetória profissional. Aportando suas práticas e filosofias no campo da arte e tecnologia, buscará estimular o pensamento e prática críticos e poéticos sobre a criação artística do futuro.
A intenção é inventar entregas de resultados finais que sejam tão ou mais relevantes que os processos criativos.
Para isso é importante ter intuição e técnica, devaneios e compromissos no mesmo patamar criativo da entrega final.
Ter curiosidade e interesses por entregas que você não foi chamado a desenvolver.
Para isso é fundamental desenvolver com num coletivo de pessoas com diversos variados saberes tecnicos e filosoficos que te coloque muitas vezes numa posição de um ignorante. Mesmo que você hierarquicamente seja o topo da piramide, importante que saiba escutar e encontre desvios dentro de sua criação que você jamais ousou sonhar.
Aprendendo e fazendo.
Fazendo e criando.
Criando com escuta.
Criando com afeto, afetando e sendo afetado.
Data: 17 de outubro, das 14h às 16h30
Local: Biblioteca Parque Estadual – Av. Pres. Vargas, 1261, Centro