Do Sarau ao Slam – Parceria PUC-Rio
A oficina tem como foco o estudo da voz como materialidade e discurso em suas interações com o espaço urbano por intermédio dos saraus e batalhas de poesia (slam poetry). Utilizando de exercícios de escrita e de teatro, os participantes serão estimulados a desenvolver performances poéticas a partir de suas experiências de vida e da relação com a cidade. A oficina será um caminho percorrido coletivamente, em um laboratório de experimentações culturais, no qual a voz e suas extensões tornam-se uma escrita polifônica capaz de articular memória, vivências, política e território. Além disso, serão analisados materiais e autores que utilizam do spoken word, a poesia falada, como elemento de intervenção no cotidiano.
Público alvo: Pessoas que tenham interesse em investigar a poesia falada enquanto possibilidade de intervenção criativa na cidade.
Luiz Fernando Pinto é pós-graduado em Políticas Culturais de Base Comunitária, mestrando em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, na PUC-Rio, e bacharel em Teatro. Atua na área da cultura desde 2007. É co-fundador e diretor presidente da Associação Cultural Peneira, tendo recebido prêmios como: o Diploma Heloneida Studart de Cultura – 2019, concebido pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e a Moção de Louvor e Reconhecimento da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro (2021). Ao longo dos doze anos à frente da Peneira, criou o Sarau do Escritório, a Nuvem Poética, atuou em espetáculos de teatro e formulou o método de trabalho Fabulações do Território, procedimento de criação artística por meio das memórias de comunidades. Integra também o Coletivo Meia Porta e o projeto mario22, grupo de pesquisa sobre Mário de Andrade, com publicações, criações artísticas e programas de rádio sobre o tema. Atualmente é coordenador do programa Aprendiz Cultural, realizado pela prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).
Datas: 25, 27/07 , 01 e 03/08 (segunda e quarta), de 19h às 21h30
Local: Biblioteca Parque Estadual – Av. Dom Hélder Câmara, 1184