Quem se interessa por escrita de humor, não pode perder a oficina que Mariana Filgueiras vai oferecer aqui no Parque de Ideias. Jornalista cultural, roteirista e doutora em Estudos da Literatura pela UFF, ela vai dividir com os alunos um pouco da sua experiência que inclui passagens pela Rede Globo e pela redação do programa Greg News.
O objetivo é fazer com que os alunos aprendam a reconhecer técnicas clássicas de escrita de humor para depois praticá-las em exercícios em sala de aula. Não precisa ser engraçado para participar, mas vale ter alguma experiência com a escrita. Alguns dos temas abordados serão:
- Como funciona o riso: a função fisiológica e social do humor
- Técnicas de escrita de humor: aprender a reconhecê-las em exemplos de gêneros variados de comédia (vaudeville, pastelão, stand up comedy, sitcoms, clown, sátira, chanchada, besteirol, memes, esquetes etc.)
- Técnicas de escrita de humor: praticá-las por meio de exercícios propostos em sala de aula;
Sobre a professora: Mariana Filgueiras é jornalista cultural, roteirista e doutora em Estudos da Literatura pela UFF. Como jornalista, tem passagens pelo jornal O Globo, Jornal do Brasil, TV Globo e colaborações para a revista Piauí, Continente e Folha de São Paulo, tendo ganho quatro prêmios nacionais de jornalismo. Como roteirista, fez o documentário De você fiz meu samba (Conspiração Filmes, 2022) e participou da equipe de redação do programa de humor Greg News (HBO Max), que ganhou três vezes o prêmio de Melhor Roteiro da Associação Brasileira de Roteiristas (Abra). Foi professora na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECo/UFRJ) entre 2019 e 2021 e desenvolveu oficinas de Literatura para o Sesc, para a campanha Paixão de Ler e para as ocupações estudantis de 2016. Tem crônicas sobre cultura popular brasileira publicadas nas coletâneas O meu lugar (Mórula, 2015) e Vem pro Bola, meu bem (Numa, 2019). Em 2023, lançou “O avesso do bordado: uma biografia de Marco Nanini” pela Companhia das Letras.
Data: 14 a 17/01, das 10h às 13h
Local: Biblioteca Parque Estadual – Av. Pres. Vargas, 1261, Centro