Funk: cultura e sociedade
20/07 (SEXTA), 18h
Por que precisamos tanto falar do valor do Funk? Será que precisamos falar do valor da Música Clássica? Ou a Música Clássica já tem um valor dado como absoluto e inquestionável enquanto o Funk é visto como uma forma de Arte inferior? Vamos olhar para o Funk com outros olhos? Bora falar dessa música que tanto move e comove a juventude brasileira?Bora falar das polêmicas criadas em torno do movimento Funk? Vem como pai!ObjetivosO objetivo é abordar velhas ideias socialmente construídas sobre o que é o Funk para questioná-las e aprofundarmos a nossa compreensão musical, social e cultural dessa manifestação artística. Veremos o que o Funk nos ensina nossa sociedade, nossa cultura e a nossa percepção musical. Público alvo: Pessoas de todas as idades que manifestam algum interesse pelo tema .
Thiagson: Funkeiro, professor de música, compositor formado em Música Clássica que hoje faz doutorado sobre Funk na USP, palestrante e escritor. Mestre e Bacharel em Música pela UNESP, Thiagson é autor dos livros Sorry It’’ Over: A Morte da Música Clássica e Apontamentos sobre Alban Berg, também desenvolve um trabalho de divulgação científica nas redes sociais, através do Canal do Thiagson, abordando o Funk e as origens do preconceito musical.
Dree Beatmaker: Neste dia, o produtor musical e dj poderá ministrar uma mesa de conversa sobre como produzir funk, beats, pop e outras batidas musicais para artistas ou músicos. Aula – Cultura do Funk na favela e beatmaker
Data: 20/07 (quarta), de 19h às 21h30 – VARANDA OU TÉRREO
Endereço: Biblioteca Parque Rocinha – Estr. da Gávea, 454 – Rocinha – Rio de Janeiro/RJ