Matheus André e Lucinha Nobre são o mestre-sala e a porta-bandeira da Unidos da Tijuca e, juntos, vão oferecer uma oficina de quatro encontros aqui no Parque de Ideias sobre essa arte tão tradicional e emblemática quanto carregada de responsabilidade: sozinhos, eles representam a nota de um quesito inteiro na disputa pelo título de campeã do carnaval .
O mestre-sala tem a função de cortejar a porta-bandeira e apresentar, proteger e exibir orgulhoso a bandeira de sua Escola de Samba. Já a porta-bandeira é a responsável por desfraldar o pavilhão, girando-o em sentido horário e anti horário, apresentando-o com orgulho durante todo o percurso na avenida.
Neste curso, eles pretendem transmitir um pouco desta emoção que é segurar um pavilhão e dançar de mestre-sala e porta-bandeira. Não precisa ter nenhuma experiência para participar: apenas amor pela dança e pelo carnaval.
Sobre os professores: Lucinha Nobre completa em 2024 quatro décadas de experiência no carnaval, já tendo sido premiada 6 vezes com o Estandarte de Ouro do Jornal O Globo e se prepara agora para estrear ao lado de Matheus André, seu novo parceiro de dança, que traz consigo a juventude e a experiência de quem também começou criança. Matheus ganhou, em 2016, o concurso para segundo mestre-sala da Unidos da Tijuca e no ano passado conquistou a vaga de primeiro mestre-sala.
Data: 11, 12, 14 e 15 de dezembro, das 14h às 16h
Local: Biblioteca Parque Estadual – Av. Pres. Vargas, 1261, Centro