Inspirada livremente na obra de Lima Barreto (13/5/1881 * 1/11/22), especialmente em Diário Íntimo e Cemitério dos vivos, Traga-me a cabeça de Lima Barreto! é um monólogo teatral escrito por Luiz Marfuz, com interpretação de Hilton Cobra e direção de Onisajé (Fernanda Júlia), que reúne trechos de memórias impressas em suas obras, entrecruzadas com livre imaginação. O espetáculo está em cartaz há 6 anos, com mais de 250 apresentações para cerca de 35.000 espectadores, em mais de 140 cidades, de 19 Estados
O texto fictício tem início logo após a morte de Lima Barreto, quando eugenistas exigem a exumação do seu cadáver para uma autópsia a fim de esclarecer “como um cérebro, considerado inferior pelos eugenistas da época, poderia ter produzido e publicado obras literárias de qualidade se a arte nobre deveria ser um privilégio das raças consideradas superiores”.
A partir desse embate com os eugenistas, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, sua vida, família, a loucura, o alcoolismo, sua convivência com a pobreza, sua obra não reconhecida, racismo, suas lembranças e tristezas.
Data: 25 e 26/11, 18h
Local: Biblioteca Parque Estadual – Av. Pres. Vargas, 1261, Centro